Lista/Grade

Mitos sobre as Regras de Golfe

J. Nabuco

J. Nabuco

Diferente de outros esportes, o Golfe não é praticado em uma quadra ou campo de medidas e condições controladas. Isso faz do entendimento das regras um desafio.

Pelos campos de golfe, sempre encontramos alguns jogadores que afirmam com certeza a regra do golfe em determinadas situações, mas na verdade o que está sendo feito é uma analogia com a regra, que nem sempre é verdadeira. Para cada situação, deve ser analisado se é realmente o que a regra está determinando. Em casos de dúvidas, muito pode ser esclarecido consultando o livro de decisões.

Veja alguns mitos sobre regras de golfe que ainda perduram em diversos campos:

  • Você não pode desenhar uma linha contínua na bola para facilitar o alinhamento.

Falso. Não há restrição em como identificar sua bola.

  • Você não pode enterrar um tee no Green para marcar sua bola, pois estaria testando a superfície do Green.

Falso. Segundo a Regra 20-1, “a posição da bola a ser levantada deveria ser marcada por um marcador de bola, uma pequena moeda ou outro objeto similar, imediatamente atrás da bola”. A Decision 20-1/16 reforça que qualquer objeto pode ser utilizado, como em tee por exemplo, mas não é recomendado.

  • A bola deve sempre ser marcada com o marcador atrás da bola.

Falso. Veja a regra 20-1, apresentada no mito anterior. O marcador deveria (should) ser colocado atrás da bola, mas não é obrigatório (must). O bom entendimento das palavras pode, deveria, deve, uma bola e a bola ajudam muito a interpretação das regras.

  • Em partidas match play (por buracos), se o adversário lhe conceder o buraco e mesmo assim você efetuar um putt e errar, esta tacada conta.

Falso. Em jogos por buracos, uma concessão não pode ser rejeitada nem retirada, de acordo com a Regra 2-4. Continuar a tacada não é considerado tacada de prática.

  • Embocar uma bola quando existe uma bola dentro do buraco incorre em penalidade e o buraco não está terminado.

Falso. De acordo com a definição, uma bola está embocada quando está parada dentro do perímetro do buraco e toda ela se encontra abaixo do nível da borda do buraco.

  • Marcas de trator são consideradas terreno em reparo, mesmo se não estiverem marcadas.

Falso. Lembre-se que um dos princípios do golfe é jogar a bola como ela estiver e manter o campo como encontrou. Marcas de trator não são consideradas terreno em reparo a menos que tenham sido marcadas como tal pela comissão. Além disso, a Decision 25/16 declara que a comissão só deve marcar se a marca do trator for profunda.

  • É contra as regras assistir à bandeira se a bola ainda não estiver no Green.

Falso. A Regra 17-1 (Bandeira Assistida, Retirada ou Levantada) declara que antes de executar uma tacada, de qualquer local do campo, o jogador pode ter a bandeira assistida, removida ou segurada para indicar a posição do buraco. Lembre que se a bola bater na bandeira quando ela estiver sendo assistida, independentemente de onde a tacada for realizada, o jogador incorre na penalidade de duas tacadas.

  • Bola marcada e recolocada no Green só entra em jogo depois que o marcador for retirado.

Falso. A regra 20-4 define que se a bola em jogo de um jogador for levantada, ela voltará a estar em jogo quando recolocada, mesmo se o marcador ainda estiver no Green. Se, por exemplo, a bola rolar (por efeito do vento), o jogador deve jogar a partir de onde a bola parar.

  • Toda bola enterrada em seu próprio pique tem alívio sem penalidade.

Falso. A Regra 25-2 define que só tem alívio se a bola estiver enterrada em seu próprio pique em qualquer área cortada rente ao chão, através do campo. Isso não inclui rough por exemplo. Dependendo do campo, é possível fazer uma regra local para permitir alívio sem penalidade em qualquer local através do campo (todas as áreas exceto: o Green e a área do tee do buraco que está sendo jogado e todos os azares do campo).

 

Até a próxima,
J. Nabuco

Edição: 

Veja também:

Pro-Am do Mini Tour no Alphaville Pro-Am do Mini Tour no Alphaville
Hole in One de Gilmar Madureira no Alphaville Hole in One de Gilmar Madureira no Alphaville
Torneio de Golfe em comemoração aos 107 anos da imigração japonesa Torneio de Golfe em comemoração aos 107 anos da imigração japonesa
Luis Galfaro e Werner Viertler vencem a segunda etapa do 10 º Torneio Internacional no Algarve Luis Galfaro e Werner Viertler vencem a segunda etapa do 10 º Torneio Internacional no Algarve
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software