Lista/Grade

Jordan Spieth foi penalizado por mover sua bola dentro de um azar de água?

Veja o que aconteceu no último torneio The Barclays, Edison, New Jersey:

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Na sexta feira, no buraco 12, par 5, Jordan Spieth bateu sua segunda tacada e a bola foi parar em um azar de água. Ao procurá-la, ele pisa em sua bola, que estava no azar de água, mas não dentro da água. Ele decide dropar a bola de acordo com a regra 26-1 (azar de água), pagando uma penalidade e continuando até terminar o buraco com um bogey.

Seu procedimento foi correto?

Mais uma vez vemos um profissional do primeiro escalão do golfe mundial falhar ao interpretar as regras.

Ao pisar na bola, mesmo dentro do azar de água, mas não dentro da água, ele incorre na penalidade de um stroke, de acordo com a Decisão 18/1:

P:- Uma bola parada em grama alta escorrega verticalmente para baixo. A bola é acidentalmente pisada e empurrada para baixo cerca de 1/4 de polegada para dentro da grama, ou para dentro do solo. Nos dois casos, a bola foi deslocada?
R:- Sim, a menos que a bola volte para sua posição original. A direção do movimento é imaterial.

Logo, ele deveria pagar uma penalidade por mover a bola e outra por obter alívio ao dropar de acordo com a regra de azar de água. Esta foi a penalidade que o árbitro lhe informou e ele, após discutir muito, aceitou.

Mesmo se ele recorresse à regra 12-1c, que não penaliza um jogador por procurar sua bola em um azar de água, não seria válido, pois a regra define claramente que ela só se aplica se a bola estiver na água. Veja:

Regra 12-1c. Procurar pela Bola na Água ou em um Azar de Água

Se houver suspeita de que uma bola está dentro da água de um azar de água, o jogador pode, sem penalidade, tentar encontrá-la com um taco ou qualquer outro objeto. Se, dentro da água, a bola for movida acidentalmente nesse processo, não há penalidade; a bola deve ser recolocada, a não ser que o jogador prefira proceder de acordo com a Regra 26-1. Se a bola movida não estiver dentro da água, ou o deslocamento acidental tiver sido causado por ação do jogador não atribuível à sua procura, aplica-se a Regra 18-2a (bola movida por jogador).

 

Até a próxima,
J. Nabuco

Veja também:

Guarapiranga vence a quarta rodada do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino de São Paulo Guarapiranga vence a quarta rodada do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino de São Paulo
Uma festa do golfe marcou a realização do Pro-Am no 69º ECP Brazil Open Uma festa do golfe marcou a realização do Pro-Am no 69º ECP Brazil Open
69º ECP Brazil Open começa nesta quinta-feira no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro 69º ECP Brazil Open começa nesta quinta-feira no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
Torneio Lanza Pharma Incentivo ao Golfe será realizado no Sapezal Golfe Clube Torneio Lanza Pharma Incentivo ao Golfe será realizado no Sapezal Golfe Clube
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software