Lista/Grade

Folhas caídas no campo de golfe

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Nesta época do ano é muito comum encontrarmos folhas caídas nos campos de golfe e não pouco frequente, elas interferem de alguma forma a tacada do golfista.

Dependendo da situação e do local do campo onde isso ocorre, o jogador deve proceder de acordo com as regras, para cada caso.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que folhas são impedimentos soltos. Veja a definição de impedimentos soltos:

“Impedimentos soltos” são objetos naturais, inclusive:
a. Pedras, folhas, gravetos, galhos e similares,

b. Esterco,

c. Minhocas, insetos e similares e os dejetos e montículos feitos por eles, desde que não estejam:
– Fixos ou em crescimento,
– Solidamente incrustados no solo, ou
– Aderidos à bola.

Areia e terra solta são impedimentos soltos no Green, mas não em qualquer outro local. Neve e gelo natural são água ocasional ou impedimentos soltos, à opção do jogador. Orvalho e geada não são impedimentos soltos.

Vamos ver algumas situações e o procedimento adequado.

De acordo com a regra 23-1, exceto se a bola e o impedimento solto tocarem ou estiverem dentro do mesmo azar, qualquer impedimento solto pode ser retirado sem penalidade.

Se a folha estiver encostada na bola, ela pode ser removida, pela mesma regra.

Se a folha estiver aderida à bola (comum acontecer com grama cortada e molhada pelo orvalho) ela não pode ser removida, pois, pela definição acima, neste caso a folha não pode ser considerada como impedimento solto.

A folha que se encontra sob uma bola, não pode ser retirada, pois é improvável que isso possa ser feito, sem que se mova a bola.

Respondendo a pergunta “Bola parou em cima de uma folha. O que fazer?”, se ela não estiver no Green, bata a bola como ela estiver. Se considerar muito difícil, declare injogável, pague uma penalidade e proceda de acordo com a regra 28 (bola injogável).

Por falar em mover a bola, se ela estiver no Green, não há penalidade por movê-la ao retirar um impedimento solto, porém, quando ela não estiver no Green, se qualquer ação para retirar o impedimento solto ocasionar o movimento da bola, ela deve ser recolocada e uma tacada de penalidade deve ser adicionada (Regra 18-2a). Se o jogador falhar em recolocar a bola, ele incorrerá na penalidade geral da regra, que são duas tacadas em jogo stroke play ou perda do buraco em jogo match play.

Até a próxima,
J. Nabuco

 

Edição: 

Veja também:

Sexta-feira Premiada do Embrase Golf Center vale hospedagem em Orlando Sexta-feira Premiada do Embrase Golf Center vale hospedagem em Orlando
17/07/2015 17/07/2015
Campo das Olimpíadas no Rio de Janeiro terá torneio teste Campo das Olimpíadas no Rio de Janeiro terá torneio teste
Sentar pode matar sua saúde e seu jogo de golfe… Sentar pode matar sua saúde e seu jogo de golfe…
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software