Lista/Grade

Bola bate na bandeira retirada do buraco por outro jogador. De quem é a penalidade?

Em uma partida por tacadas (stroke play) estavam 4 jogadores, todos sem caddie. Quando eles chegaram ao Green, o primeiro retirou a bandeira e colocou no chão, ainda dentro do Green. O jogador que estava mais longe deu uma tacada, mas ela foi muito forte e ao passar pelo buraco, atingiu a bandeira que estava deitada.

Divulgação

Divulgação

Formou-se então aquela discussão conhecida: a penalidade é para quem deu a tacada ou para quem tirou e deixou em um local inapropriado?

Conforme a regra 17-3, o jogador que efetuar a tacada incorre em duas tacadas de penalidade em jogo por tacadas ou perda do buraco em jogo por buraco. Ele é o responsável por sua tacada e pelo caminho que a bola irá percorrer.

Veja a regra:

17-3. Bola Bate na Bandeira ou em Quem a Assiste
A bola do jogador não pode bater:
a. Na bandeira, quando assistida, retirada ou levantada;
b. Na pessoa que esteja assistindo ou levantando a bandeira, ou qualquer objeto por ela carregado; ou
c. Na bandeira fincada no buraco e não assistida, quando a tacada tiver sido executada no green.
Exceção: Se a bandeira for assistida, retirada ou levantada sem autorização do jogador – ver Regra 17-2.

Talvez a confusão se dê devido ao fato que existe nesta regra uma exceção, mas trata-se de assistência sem o conhecimento prévio ou autorização para que a bandeira seja assistida. Se isso ocorresse, a regra 17-2 (bandeira assistida sem autorização) define que neste caso o jogador que retirar a bandeira sem autorização incorrerá na penalidade em questão.

Este não seria o caso, uma vez que todos tinham o conhecimento que a bandeira fora retirada e não fizeram nenhuma objeção. Assim sendo, considera-se que ele deu a autorização necessária (Regra 17-1-Nota 2).

Até a próxima,
J. Nabuco

 

Edição: 

Veja também:

Honda Open – Aberto do Arujá: Pedro Nagayama, do São Fernando, vence de ponta a ponta Honda Open – Aberto do Arujá: Pedro Nagayama, do São Fernando, vence de ponta a ponta
Grande final do Embrase Golf Tour 2015 no São Fernando Golf Club Grande final do Embrase Golf Tour 2015 no São Fernando Golf Club
Tempo, ritmo e timing Tempo, ritmo e timing
66º Aberto do Estado de SP acontece em Ribeirão Preto a partir de sexta 66º Aberto do Estado de SP acontece em Ribeirão Preto a partir de sexta
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software