Lista/Grade

Alívio para obstruções fixas

Outro dia, me relataram diversas situações ocorridas no campo e pediram ajuda. Você acertaria a resposta?

(desenhos cedidos pela Scottish Golf Union)

(desenhos cedidos pela Scottish Golf Union)

Um jogador bate um drive e a bola pára em uma obstrução fixa. Qual das alternativas abaixo está errada ao realizar o drop de alívio, conforme as regras?
A. Ele utiliza o putter para medir a distância de 1 taco do primeiro ponto de alívio.
B. Encontra o primeiro ponto de alívio com o ferro 5 e usa o ferro 7 para dar a tacada após o drop.
C. Dropa a bola na extensão da linha definida pela posição onde a bola estava e a bandeira, a uma distância de aproximadamente 10 jardas para trás.
D. Após o drop, a bola rola um taco e meio de distância, mas não mais próxima da bandeira e ele bate de onde ela parou, sem refazer o drop.

Vamos lembrar que a Regra 24 trata Obstruções e mais especificamente a Regra 24-2 trata Obstruções Fixas. Assumindo que o jogador tem direito a alívio, seu procedimento deve ser:

Com o taco que seria usado para dar a tacada, testar e encontrar o primeiro ponto de alívio, não mais próximo da bandeira. Este ponto de alívio é aquele que sua tacada pode ser realizada sem a interferência do obstáculo em questão, tanto no stance quanto no swing.

(desenhos cedidos pela Scottish Golf Union)

(desenhos cedidos pela Scottish Golf Union)

Uma vez definido o primeiro ponto de alívio, o Jogador pode usar qualquer taco para medir um taco de distância e dropar a bola neste intervalo. Logo ao utilizar o putter para medir, está de acordo com as regras.

Se depois do drop, é permitido ao jogador usar qualquer taco para dar a próxima tacada, logo, pode trocar de ferro 5 (que usou para encontrar o ponto de alívio) para o ferro 7.

Se a bola for dropada de acordo com as regras e o primeiro ponto onde tocou o solo for dentro do intervalo de um taco, a bola pode rolar até dois tacos deste ponto que estará de acordo com as regras, desde que não seja mais próxima da bandeira ou em local que a regra 20-2c (Quando redropar) não permita. Como a bola rolou apenas 1 taco e meio, está dentro das regras.

Agora, dropar na linha imaginária formada pela posição onde estava a bola e a bandeira, o quanto quiser para trás, é uma opção de drop para bola injogável, e não para alívio de obstrução fixa. A resposta C está errada.

Até a próxima,
J. Nabuco

 

Edição: 

Veja também:

Moacir Barbosa e Vinicius Ramires vencem o Field Day do Lago Azul Moacir Barbosa e Vinicius Ramires vencem o Field Day do Lago Azul
03/12/2015 03/12/2015
Festa de encerramento do 57º Torneio Pé Duro APG na próxima terça-feira no Embrase Golf Center Festa de encerramento do 57º Torneio Pé Duro APG na próxima terça-feira no Embrase Golf Center
Jordan Spieth mantém liderança do ranking mundial de golfe Jordan Spieth mantém liderança do ranking mundial de golfe
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software